Blog

Star Wars

24-11-2010 23:05

 

A Guerra das Estrelas

 

Filme de ficção científica (Star Wars, no original) realizado e produzido por George Lucas em 1977. É uma das obras mais populares e lucrativas de sempre do cinema. O filme deu também o nome a uma trilogia, completada por O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back, 1980), realizado por Irving Kerschner, e O Regresso do Jedi (The Return of the Jedi, 1983), realizado por Richard Marquand. Lucas foi sempre o responsável pela produção.
No elenco, destacavam-se Mark Hamill (no papel de Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (a princesa Leia) e Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi) num dos seus últimos papéis importantes. Apesar do imenso sucesso da trilogia, apenas Harrison Ford seria depois capaz de construir uma carreira consistente.
A Guerra das Estrelas é uma história de ficção científica (com naves e batalhas espaciais, autómatos, feixes de luz, espécies estranhas convivendo com seres humanos, e efeitos especiais revolucionários) misturada com aspectos profundamente enraizados no folclore, como o conflito cósmico entre o Mal e o Bem (o império, por um lado, e os resistentes e os cavaleiros Jedi, por outro) e o tema dos poderes fantásticos subjacentes a toda a realidade (a Força).
Na saga d'A Guerra das Estrelas, o grande símbolo do Mal é Darth Vader, um cavaleiro Jedi que se passou para as forças malignas. No vigésimo aniversário da estreia, em 1997, foi anunciada a feitura de uma nova trilogia, que conta as aventuras de Vader quando era um Jedi (a trilogia existente, portanto, é formada pelos 4.o, 5.o e 6.o episódios da história). Ao mesmo tempo, foram exibidas versões restauradas digitalmente e trabalhadas em computador, com inserção de novos efeitos especiais e novas cenas, dos três filmes conhecidos.
Tal como foi anunciado em 1997, após dezasseis anos de interregno, desde O Regresso de Jedi em 1983, George Lucas lançou, nos EUA, a 19 de Maio de 1999, um novo filme da saga A Guerra das Estrelas, intitulado Star Wars: Episode I - The Phantom Menace (Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma), protagonizado por Liam Neeson, Ewan MacGregor e Samuel L. Jackson. Em 2002, foi lançada a segunda parte da segunda trilogia, intitulada Star Wars: Episode II - Attack of the Clones (Star Wars - Episódio 2 - O Ataque dos Clones); e, em 2005, o terceiro episódio intitulado Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith (Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith).

 

Lionel Messi-um grande jogador de futbol

24-11-2010 22:50

 

Lionel Messi

 

Futebolista internacional argentino, nascido a 24 de Junho de 1987, em Santa Fé na Argentina, sagrou-se campeão europeu de clubes na temporada 2005/2006 ao serviço do Barcelona, de Espanha.
Messi iniciou a carreira de futebolista com apenas oito anos no clube argentino Newell's Old Boys, mas aos treze anos mudou-se para Espanha, onde passou a representar o Barcelona. A família de Messi foi viver para a Catalunha de modo a poder pagar um tratamento médico a Lionel. O jovem jogador fez carreira nas camadas jovens do Barcelona. Entretanto, com apenas 16 anos, já tinha feito a sua estreia na equipa principal do Barcelona, ao alinhar no jogo frente ao FC Porto que assinalou a inauguração do Estádio do Dragão, no Porto. Em 2004/2005, passou a representar o Barcelona B, equipa profissional que alinha nos escalões secundários do futebol espanhol, e ocasionalmente a equipa principal do Barcelona, que viria a ser campeã de Espanha. A 1 de Maio de 2005, Messi tornou-se no mais jovem jogador de sempre do Barcelona a apontar um golo no campeonato de Espanha, frente ao Albacete.
No ano seguinte, 2005/2006, já a tempo inteiro no Barcelona, treinado pelo holandês Frank Rijkaard, voltou a ser campeão de Espanha e, ainda campeão europeu de clubes. O Barcelona conquistou a Liga dos Campeões depois de bater na final, em Maio de 2006, o Arsenal por 2-1. Ainda nessa época, conquistou a Supertaça de Espanha. Foi convocado para representar a Argentina no Mundial de Sub-20 que teve lugar na Holanda em 2005, vindo a sagrar-se campeão do mundo. Na final, marcou os dois golos que deram à Argentina a vitória por 2-1 sobre a Nigéria. Messi foi o melhor goleador da competição, com seis golos, tendo ainda sido eleito o melhor jogador.
Em Agosto de 2005 estreou-se na principal selecção argentina, numa partida contra a Hungria, durante a qual foi expulso. Lionel foi um dos convocados para representar o seu país no Mundial de 2006, na Alemanha.

Tags

A lista de tags está vazia.